História

Início de uma grande história

Em 1955, Tadataka Minami chegava com a família ao Brasil. Com muita dedicação e um pouco de sorte, tiveram um início diferente dos outros imigrantes da época. Com o passar do tempo e grande desejo de se desenvolver, Tadataka Minami decide morar em São Paulo. Adquire conhecimento e a desperta sua vocação empreendedora.

Na província de Wakayama, no Japão, a família Minami se preparava para migrar para o Brasil. Tadataka Minami dirigia uma empresa de transportes e criava vários dispositivos no pequeno caminhão que possuía.

Com o intuito de tentar algo novo no Brasil, convenceu esposa e filhos de que após alguns anos estariam de volta ao Japão. Para Tadataka Minami, com apenas 12 anos na época, isso seria apenas uma viagem ao exterior.

A família apressadamente organizou os bens que possuía, e em pouco tempo já fazia parte de um navio de imigrantes.

Em 1955 chegava ao Brasil a família Minami. Acompanhando seus pais e irmãos, Tadataka Minami veio para o interior de São Paulo trabalhar com o cultivo cafeeiro em uma fazenda administrada por brasileiros.

Depois de algum tempo trabalhando na fazenda, sabendo que estavam em uma área imprópria para o cultivo de café, conseguiram autorização para cultivar outros produtos, tendo participação na divisão dos lucros. Após outras tentativas sem sucesso, iniciaram o plantio de melancia, com um apoio fundamental de um amigo imigrante que já possuía o conhecimento deste cultivo.

Com bons resultados, em quatro anos compraram uma pequena propriedade na mesma região. Tempos depois, arrendaram uma área em Biritiba Mirim, e iniciaram o cultivo de alface. Apesar do árduo trabalho na lavoura, foram abençoados com um início diferente dos outros imigrantes no início da década de 60.

+ Ler Mais - Reduzir

Primeiro produto de sucesso

Em 1972, após anos de trabalho e aprendizado em São Paulo, pode realmente firmar seu rumo profissional, pessoal e intelectual. Decidiu retornar ao sítio da família e aproveitar uma parte de um pequeno barracão. Queria desenvolver um produto que tivesse produção padronizada, utilizando sua experiência em marcenaria. 

A primeira máquina desenvolvida foi um lavador de cenouras. Sobre uma carreta puxada a trator, saiu demonstrando o equipamento nos sítios da redondeza. Confiante na nova invenção, obtive resposta positiva dos agricultores da região e as encomendas foram aumentando. Com o passar do tempo, sentiu a necessidade de explorar o mercado do interior paulista, mais precisamente em Ibiúna, que na época era a maior região produtora de cenoura. Após sugestões dos produtores, realizou adaptações necessárias e rapidamente a máquina se tornou um sucesso, no primeiro ano de fundação da empresa. 

O lavador de cenouras foi lucrativo por alguns anos, mas essa situação não se manteve levando ao gradativo declínio nas vendas. Tadataka Minami desenvolveu várias outras máquinas, entre elas, equipamentos relacionados ao cultivo de batatas, mas não teve sucesso. Nesta época, contando com oito funcionários, enfrentou a primeira dificuldade financeira da empresa. 

Alguns agricultores da região o procuravam para pedir que fabricasse uma máquina para espalhar esterco de galinha, trabalho que era feito manualmente. Mas as dificuldades financeiras da empresa não possibilitavam os investimentos necessários para o desenvolvimento de um novo produto. Porém, ao expor seu problema aos produtores, prontamente recebeu o auxílio para que fosse possível a fabricação deste equipamento. Com muita dedicação e empenho, passou para o papel o projeto que tinha em mente. Adquiriu materiais de segunda mão e conseguiu fabricar uma máquina que poderia atender ao pedido dos produtores rurais. Carregou a máquina e saiu em busca de compradores, tinha que dar o máximo de si nesta nova máquina, era tudo ou nada. 

Rapidamente todo seu esforço valeu a pena, pois com o volume das vendas deste produto, a empresa se capitalizou e foi possível desenvolver outro projeto de uma máquina para a distribuição de calcário. 

Novamente, a máquina se tornou sucesso de vendas, tendo sido fabricadas aproximadamente 3000 unidades. Em 1976, em seu quarto ano de fundação, a empresa já contava com cerca de 100 funcionários. 

+ Ler Mais - Reduzir

Grupo Seiwa

A empresa crescia em ritmo acelerado. Mas apesar dos avanços positivos no mercado, Tadataka Minami se preocupava com o desenvolvimento de sua empresa. A amarga lembrança do passado sempre o alertava sobre o ciclo de vida de um produto, que sempre chega ao fim. Suas vendas sofriam grande influência da situação do mercado agricultor, não havendo garantias de que seus produtos teriam sucesso ao longo dos anos. 

A estratégia adotada foi a da criatividade e inovação. Estar sempre desenvolvendo novos produtos, acompanhando com bastante atenção as tendências do mercado agrícola. 

Durante últimos dez anos, a criação e desenvolvimento do lavador de cenouras, estercadeira e distribuidor de calcário foram produtos vitais para o crescimento e sucesso de vendas, que proporcionaram fôlego financeiro à empresa. 

Com a tarefa de projetar, produzir e aprimorar as máquinas, ainda era necessário estar diretamente envolvido no local de produção. Tendo em vista necessidade de cuidar das tarefas administrativas, foi contratado um especialista em finanças e contabilidade. 

Apesar dos problemas e dificuldades econômicas enfrentadas pelo país nas décadas seguintes, Tadataka Minami conseguiu manter o crescimento de sua empresa graças ao sucesso no desenvolvimento de produtos. 

Durante o início conturbado da economia na década de 90, ao ler um pequeno anúncio no jornal Nikkei, conheceu o grupo de estudos Seiwa. Era uma reunião de empresários e administradores de pequenas empresas com o intuito de estudar de forma compartilhada a filosofia empresarial de Kazuo Inamori. Depois de saber mais sobre os pensamentos e princípios de administração de Inamori, ficou impressionado e decidiu se tornar membro do grupo. 

Com as primeiras lições no Seiwajuku, Tadataka Minami pode imediatamente colocar alguns ensinamentos em prática. O trabalho baseado nestes ensinamentos contribuiu ao longo dos anos com o aumento da produtividade e melhora no relacionamento com os funcionários. 

Após quatro anos participando do grupo Seiwa, Tadataka Minami viu que era necessário expandir seus negócio e apostar em outros segmentos. Com o desenvolvimento de outro produto de sucesso, uma adubadeira desenvolvida para o cultivo de café, sua empresa conseguiu fôlego financeiro para o investimento necessário. 

Através dos conhecimentos adquiridos na antiga marcenaria em seu primeiro trabalho, poderia iniciar a produção de gôndolas para o varejo, aproveitando a maioria dos maquinários e materiais que possuía, sendo necessário apenas investir em algumas ferramentas e equipamentos para a pintura. 

Com a estrutura necessária, em 2000 foi iniciada a produção e venda do novo produto. O desafio pela frente era enorme, entrar em um mercado altamente competitivo não foi tarefa fácil, mas a partir deste momento os estudos no grupo Seiwa passaram realmente a fazer diferença, onde “esforçar-se mais do que todos” e “sempre realizar trabalhos criativos” se tornaram fundamentais a cada dia. 

Ao produzir com mais eficiência e reduzindo custos, o resultado foi um produto mais competitivo entre nossos concorrentes do mercado. 

Com o crescente sucesso nos equipamentos para instalações comerciais e a estabilidade nas vendas dos implementos agrícolas, Tadataka Minami ainda percebe outra oportunidade de mercado para sua empresa: o setor de construção civil. 

Ainda aproveitando sua ampla estrutura, em 2006 inicia a fabricação de estruturas metálicas para telhados. A otimização da capacidade produtiva passou a níveis altamente satisfatórios, e tudo isso foi possível sem a necessidade de grandes investimentos. 

O grupo de estudos Seiwa também foi a base para esta iniciativa e decisão, tendo prosperado sem grandes dificuldades. 

+ Ler Mais - Reduzir

O futuro

A Minami acredita em seus princípios e colhe os frutos da experiência e do aprendizado adquirido através da Filosofia Inamori. 

O principal diferencial que gera os resultados positivos é a constante melhoria na qualidade dos nossos produtos, no atendimento aos nossos clientes e na harmonia das pessoas que fazem desta marca um sinônimo de desenvolvimento empresarial. 

Para Tadataka Minami, sua tarefa a partir de agora é difundir a filosofia que o ajudou a construir uma empresa forte e sustentável, com pensamentos inovadores e desejo incessável de contribuir para o desenvolvimento de negócios, de pessoas e da sociedade como um todo.

+ Ler Mais - Reduzir
X

Produto adicionado com sucesso

Ver Orçamento Continuar Navegando
X

Selecione a versão do produto

Adicionar
X

Produto adicionado com sucesso

Ver Orçamento Continuar Navegando
X

Seu pedido esta vazio. Adicione produtos ao seu orçamento antes de enviar.

Continuar Navegando