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Início de uma grande história

Em 1955, Tadataka Minami chegava com a família ao Brasil. Com muita dedicação e um pouco de sorte, tiveram um início diferente dos outros imigrantes da época. Com o passar do tempo e grande desejo de se desenvolver, Tadataka Minami decide morar em São Paulo. Adquire conhecimento e a desperta sua vocação empreendedora.

Na província de Wakayama, no Japão, a família Minami se preparava para migrar para o Brasil. Torahiko Minami - pai de Tadataka dirigia uma empresa de transportes e criava vários dispositivos no pequeno caminhão que possuía.

Com o intuito de tentar algo novo no Brasil, convenceu esposa e filhos de que após alguns anos estariam de volta ao Japão. Para Tadataka Minami, com apenas 12 anos na época, isso seria apenas uma viagem ao exterior.

A família apressadamente organizou os bens que possuía, e em pouco tempo já fazia parte de um navio de imigrantes.

Em 1955 chegava ao Brasil a família Minami. Acompanhando seus pais e irmãos, Tadataka Minami veio para o interior de São Paulo trabalhar com o cultivo cafeeiro em uma fazenda administrada por brasileiros.

Depois de algum tempo trabalhando na fazenda, sabendo que estavam em uma área imprópria para o cultivo de café, conseguiram autorização para cultivar outros produtos, tendo participação na divisão dos lucros. Após outras tentativas sem sucesso, iniciaram o plantio de melancia, com um apoio fundamental de um amigo imigrante que já possuía o conhecimento deste cultivo.

Com bons resultados, em quatro anos compraram uma pequena propriedade na mesma região. Tempos depois, arrendaram uma área em Biritiba Mirim, e iniciaram o cultivo de alface. Apesar do árduo trabalho na lavoura, foram abençoados com um início diferente dos outros imigrantes no início da década de 60.

Primeiro produto de sucesso

Em 1972, após anos de trabalho e aprendizado em São Paulo, pode realmente firmar seu rumo profissional, pessoal e intelectual. Decidiu retornar ao sítio da família e aproveitar uma parte de um pequeno barracão. Queria desenvolver um produto que tivesse produção padronizada, utilizando sua experiência em marcenaria.

A primeira máquina desenvolvida foi um lavador de cenouras. Sobre uma carreta puxada a trator, saiu demonstrando o equipamento nos sítios da redondeza. Confiante na nova invenção, obteve resposta positiva dos agricultores da região e as encomendas foram aumentando. Com o passar do tempo, sentiu a necessidade de explorar o mercado do interior paulista, mais precisamente em Ibiúna, que na época era a maior região produtora de cenoura. Após sugestões dos produtores, realizou adaptações necessárias e rapidamente a máquina se tornou um sucesso, no primeiro ano de fundação da empresa.

O lavador de cenouras foi lucrativo por alguns anos, mas essa situação não se manteve levando ao gradativo declínio nas vendas. Tadataka Minami desenvolveu várias outras máquinas, entre elas, equipamentos relacionados ao cultivo de batatas, mas não teve sucesso. Nesta época, contando com oito funcionários, enfrentou a primeira dificuldade financeira da empresa.

Alguns agricultores da região o procuravam para pedir que fabricasse uma máquina para espalhar esterco de galinha, trabalho que era feito manualmente. Mas as dificuldades financeiras da empresa não possibilitavam os investimentos necessários para o desenvolvimento de um novo produto. Porém, ao expor seu problema aos produtores, prontamente recebeu o auxílio para que fosse possível a fabricação deste equipamento. Com muita dedicação e empenho, passou para o papel o projeto que tinha em mente. Adquiriu materiais de segunda mão e conseguiu fabricar uma máquina que poderia atender ao pedido dos produtores rurais. Carregou a máquina e saiu em busca de compradores, tinha que dar o máximo de si nesta nova máquina, era tudo ou nada.

Rapidamente todo seu esforço valeu a pena, pois com o volume das vendas deste produto, a empresa se capitalizou e foi possível desenvolver outro projeto de uma máquina para a distribuição de calcário.

Novamente, a máquina se tornou sucesso de vendas, tendo sido fabricadas aproximadamente 3000 unidades. Em 1976, em seu quarto ano de fundação, a empresa já contava com cerca de 100 funcionários.